Paranaguá inicia nesta segunda-feira (6), vacinação contra a dengue
O público-alvo inicial são crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos
Inicia nesta segunda-feira (6), em Paranaguá, a vacinação contra a dengue. O público-alvo inicial são crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. A faixa etária, representa um elevado número de casos de hospitalização por dengue, ficando atrás apenas dos idosos, mas que não podem se vacinar segundo determinação do Ministério da Saúde.
A vacinação ficará concentrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Vila Guarani, na Ilha dos Valadares na UBS Emir Roth e no Porto Seguro. Para se vacinar é preciso ter em mãos: carteirinha de vacinação, um documento de identificação e o Cartão SUS. As unidades estarão atendendo das 8h às 17h.
Paranaguá recebeu cerca de 2.600 doses e novos lotes devem chegar para dar sequência à vacinação de aproximadamente 10 mil pessoas nessa faixa etária no município.
Segundo a prefeitura, antes da vacinação, os pacientes passarão por uma consulta de enfermagem. “A enfermeira vai conversar com o paciente, perguntar se teve algum período de febre, se teve dengue. É extremamente importante relatar se teve dengue, porque isso vai fazer com que a vacina seja feita posteriormente, não nesse momento”, comenta Cleonice Ferreira, superintendente de Vigilância em Saúde.
"São duas doses de vacina, com intervalo de três meses entre elas. Se a pessoa teve dengue, terá que esperar seis meses para poder receber a vacina. A imunização contra a dengue não deve ser realizada junto com outra vacina, sendo necessário um intervalo de 15 a 30 dias, dependendo de qual outro imunizante o paciente recebeu", detalha a prefeitura.
QDENGA/TAKEDA:
A vacina Qdenga é japonesa. Produzida pelo laboratório Takeda, protege contra a dengue causada por quatro sorotipos diferentes. O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante contra a dengue em seu sistema público de saúde quando o Ministério da Saúde incorporou a vacina ao SUS em dezembro de 2023. As doses são subcutâneas e o esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de aplicação de três meses entre elas.
Qual é a sua reação?