Conheça a Associação Nova Esperança: Iniciativa faz a diferença para o meio ambiente

Associação também garante o sustento de dezenas de famílias, em Paranaguá

abril 24, 2024 - 13:28
Maio 1, 2024 - 10:29
 0
Conheça a Associação Nova Esperança: Iniciativa faz a diferença para o meio ambiente

Desde 2008, Paranaguá conta com a Associação de Coletores e Recicladores Nova Esperança, localizada na região do Sete de Setembro, Ilha dos Valadares.

Um ano depois da sua criação, devido à crise econômica de 2009, a Associação faliu. Mas, aquele não seria o fim dos trabalhos. Na época, Silvia Paszko Zuzi e Nelson Ilton Zuzi trabalharam como voluntários para reabrir o local.

A ideia deu certo e hoje 22 pessoas garantem o sustento familiar a partir da iniciativa. A Associação foi criada após o encerramento do lixão que funcionava na Ilha dos Valadares.

"Nós recebemos o material que a prefeitura e algumas empresas mandam para a coleta seletiva. Quando esse material chega na Associação, nós juntamos todos os recicláveis e colocamos em um compartimento chamado "big bag". Já deixamos tudo separado antecipadamente: papelão, vidro, metal e os materiais que estão mais misturados, vão para a esteira de separação. Depois, são produzidos os fardos destinados para a venda", conta Silva Paszko Zuzi, uma das responsáveis pela iniciativa. 


Segundo Silvia, o trabalho duro na Associação vai muito além do valor monetário. A preocupação com o meio ambiente também é prioridade. 

"Eu me preocupo muito com o meio ambiente, por isso, eu ensinei os associados a separar todo reciclado desde o de menor até o de maior valor. Assim, nos conscientizamos de que não importa o valor do resíduo, mas sim, a sua reciclagem", explica Silvia.

Ainda de acordo com ela, a comunidade pode fazer a sua parte colaborando com a Associação e consequentemente com o meio ambiente.

"A comunidade pode nos ajudar e também ajudar o meio ambiente, separando os reciclados do que é orgânico. Nós da Associação, não pedimos que coloque tudo separado, basta separar o orgânico e o papel higiênico para a coleta orgânica e os reciclados para o caminhão da coleta seletiva. Outra opção é levar até a Associação Nova Esperança", detalha Silvia.

A Associação de Coletores e Recicladores Nova Esperança está localizada na região do Sete de Setembro, Ilha dos Valadares. Mais informações podem ser obtidas através do contato: (41) 99227-8108.

Confira o tempo de decomposição de alguns materiais no meio ambiente:

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Andressa Meu nome é Andressa Urbick, sou jornalista há 16 anos e apaixonada por Jornalismo Digital! Neste espaço, você encontra informação com credibilidade, entretenimento e muito mais!